sábado, 20 de agosto de 2011

Cromoterapia - Técnica que toca o Corpo e Alma.


LUZ E COR

A luz aquece. É o brilho de um dia ensolarado afastando a escuridão da noite.
Por milhares de anos e em inúmeras religiões e culturas, luz tem sido o símbolo da bondade, pureza, espiritualidade e divindade, e “falta de luz” sempre foi associada a situações não positivas. Instintivamente as pessoas sempre souberam que a luz solar era de vital importância para sua saúde e bem-estar. Mas apesar do conhecimento tradicional e das pesquisas modernas, a luz continuou sendo considerada como um fenômeno muito pouco conhecido até os dias de hoje.
Os raios solares são invisíveis ao olho humano e eles apenas são considerados “luz” quando atingem um corpo, seja ele uma estrela, um planeta ou seres vivos ou não.

O ESPECTRO DAS CORES E A LUZ VISÍVEL

As cores são criadas pela porção visível de luz, ou melhor, são comprimentos de ondas que variam de 760.8 nanômetros(vermelho) a 393.4 nanômetros (violeta).
Assim, cada cor representa um comprimento de onda. Na verdade, somente uma estreita faixa de toda radiação do espectro é visível, no entanto, apesar de não estarmos cientes disso, esta pequena parte é crucial para a nossa existência.
Não existe vida sem luz e cor !

Quando a luz solar, que é basicamente luz branca, bate contra uma “parede de gotas de chuva”, essa luz é “quebrada” e refletida, criando um arco-íris. Explicando de forma mais científica, a luz solar é refratada em 6 cores do espectro: vermelho,laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Este processo pode ser facilmente copiado usando um prisma. Quando as cores visíveis do espectro são combinadas com uma fonte de luz, elas oferecem a energia de cura necessária que o corpo requer quando aplicadas nos órgãos ou em sistemas vitais desequilibrados.

AS CORES TOCAM O CORPO E A ALMA

O estímulo da luz é recebido pela glândula pituitária e é transmitido para o sistema nervoso vegetativo onde eles engatilham tanto o comando de estímulo quanto o comando de sedação ao metabolismo do corpo, sistema hormonal e formação do sangue.
As cores podem tanto estimular o organismo doente e carente de energia quanto acalmar e amenizar dores em um sistema humano agitado e dolorido. Suas vibrações particulares podem aumentar, diminuir ou neutralizar os níveis de energia, na medida em que são necessários em partes específicas do corpo.

A luz afeta tanto o corpo físico quanto o energético. A cromoterapia fundamenta-se na idéia de que na superfície da pele os corpos físico e energético se comunicam por meio de vibrações das cores. As vibrações dessas cores geram impulsos elétricos e correntes magnéticas ou campos energéticos que são excelentes ativadores dos processos bioquímicos ou sedativos necessários para o equilíbrio do organismo.
Quando a luz branca penetra no corpo, como a luz que passa por um prisma, ela se refrata e se dispersa em muitas cores. As várias colorações que percorrem o corpo não tem apenas vibrações ímpares, mas também equivalentes químicos: sendo os tons vermelhos estimulantes (hidrogênio) e os azuis, calmantes(oxigênio)

Aliada a outras técnicas holísticas tais como as massagens energéticas, musicoterapia, florais e acupuntura, a cromoterapia pode ser uma excelente técnica suave, não invasiva e efetiva do equilíbrio do corpo físico e energético.

EXEMPLOS SIMPLES E PRÁTICOS DE UTILIZAÇÃO DAS CORES NO SEU DIA-A-DIA:

ROUPAS: Use cores estimulantes como o vermelho, laranja ou amarelo, rosa choque(pinky) quando você se sente desenergizado, deprimido ou fisicamente fraco. Porém cuidado ao usar a cor vermelha quando estiver nervoso ou irritado com algo. Ela ampliará os seus sentimentos e fará com que você mesmo não se suporte. Intuitivamente escolhemos as cores de roupas corretas para cada ocasião.
Quando você precisa se acalmar, relaxar, opte por roupas claras, tons pastéis de amarelo, verde, azul ou rosa. O branco e o verde claro são anti-sépticos, anti-bactericidas e não é à toa que são usados por profissionais de saúde. Para tratar um resfriado a pessoa deve usar roupa branca por alguns dias, porque as roupas escuras aprisionam calor.
A cor violeta é considerada como uma cor oposta ao vermelho e é conhecida dentro dos meios esotéricos como a cor da transmutação. Ela praticamente tem consciência própria. Essa cor é mais utilizada em detalhes de roupas ou por pessoas que estejam passando por processos fortes de transformação e necessitem da vibração dessa cor para agilizarem seu intento.

As cores neutras como o beige ou cinza não comprometem mas também não acrescentam muito à saúde do corpo – daí elas serem chamadas de neutras.
A cor preta não é considerada ruim como muitos acreditam. Ela apenas tem que ser usada com parcimônia, uma vez que ela age como um catalisador do que a pessoa está sentindo: Se estiver bem e feliz ela irá realçar esse sentimento. Se estiver mal, deprimida, ficará pior. Convém escolher outra cor. O uso frequente da cor preta pode envelhecer a pele. Isto porque o preto não permite uma troca de frequências satisfatórias e a energia fica bloqueada. Quando o corpo recebe os raios de luz, de calor por exemplo, mas não os retém, não ocorrem mudanças na temperatura. A exposição à luz ou ao calor em excesso obviamente exaure o corpo.
Preto pode agravar problemas renais

Cores da terra favorecem o contato com nossas raízes, nossa ligação com o “aqui-agora”. E são excelentes para aqueles com a cabeça na lua – os famosos “avoados”.

Se puder, evite a cor ocre, que está relacionada à cor de energia morta de nossa aura quando estamos doentes, ou quando a pessoa é dependente química.

Essas mesmas dicas podem ser aplicadas à decoração de nossa casa, usando cada cor com um interesse específico para cada ambiente do lar. Pode ser utilizada também para os alimentos que comemos ou para mentalizações de cores específicas para cada centro de energia do corpo(chakras)

UTILIZAÇÃO DAS CORES NO CORPO

Uma lâmpada de cor azul no quarto à noite pode favorecer uma boa noite de sono.

Porém para tratamentos mais específicos convém procurar um cromoterapeuta que possua os filtros necessários e conheça muito bem como aplicar a cor em determinada parte do corpo. A cor errada no lugar errado pode não ser muito benéfica e até estimular algo que talvez não queira ser estimulado.

O verde é sempre a cor mais utilizada pois atua no corpo limpando e desinfetando. Pode ser usado no corpo todo. Bom para resfriados.

O azul atua como calmante e anestésico. Ótimo para dores de garganta

O amarelo atua nutrindo a região, ao mesmo tempo que equilibrando – elimina toxinas

O vermelho é muito utilizado em sistemas debilitados por doenças e estados anérgicos. Pode ser aplicado nos pés e nas mãos. Eleva a pressão sanguínea

Em inchaços usa-se azul indigo ou violeta (anti-inflamatório)

Amarelo é utilizado para prisões de ventre e problemas digestivos em geral.

(Extraído da Apostila - Rosana Gelernter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário